Epilação e Depilação: Qual a Diferença?

* Epilação: que diz respeito à retirada dos pelos desde sua raiz do bulbo piloso tornando assim o método de remoção dos pelos de efeito prolongado, com resultados mais duradouros. São exemplos: Laser, linha, cera, pinça (quando não corta), aparelhos elétricos.

* Depilação: abrange todos os recursos de retirada de pelo rente à pele, ou seja, somente na camada epidérmica, sem a retirada da raiz. Portanto a cera, a pinça, linha, aparelhos elétricos, laser, luz intensa pulsada e eletrólise não fazem parte desse conceito. A palavra depilação inclui as lâminas, aparadores de pelo e cremes depilatórios.

Os pelos são os anexos da pele assim como as unhas e as glândulas. Tem funções importantes no nosso corpo, como de proteção mecânica e térmica, porém esteticamente não são desejados.

Desde a Grécia Antiga os pelos eram retirados com um instrumento chamado estrigil, parecido com uma lâmina curva, com a finalidade de mostrar o corpo esculpido por exercícios, sinônimo de beleza e orgulho. Vários outros métodos foram desenvolvidos em diferentes países e evoluindo desde então e o termo comumente usado para extração dos pelos sempre foi depilação.

Os conceitos de depilação e epilação se confundem e representam a mesma atividade: a retirada dos indesejáveis pelos, porém o que cada uma das palavras representa são recursos diferentes.

A palavra depilação é utilizada em todos os centros de beleza e tratamentos estéticos, habitual e popularmente usada por profissionais da estética e clientes, contudo sem o conhecimento real do conceito.